Blog
Benefícios da interação humano-animal
Alguns dos benefícios bem documentados pela interação ser humano e animal são:
• Melhor comportamento social,
• Melhora na atenção social,
• Acentua interações interpessoais e humor;
• Mudanças de parâmetros relacionados ao estresse; (como frequência cardíaca e pressão arterial; medo e ansiedade)
Atenção social positiva e comportamento social
Muitas pesquisas investigaram o efeito de um animal na estimulação de um comportamento social, também chamado de “efeito catalisador social”, ou seja quando ocorre uma facilitação nas interações interpessoais.
A interação com um animal é, por si só, uma forma de comportamento social. Muitas pesquisas avaliaram o efeito de seres humanos na presença de animais, onde notou-se que crianças com autismo interagiram com maior frequência e por períodos mais longos com um cão real, em comparação com objetos ou uma pessoa.
Outra pesquisa realizada também constatou que famílias 1 mês depois que obterem um cão, tornaram-se mais engajados em relação a atividades de lazer, e seus filhos foram visitados mais vezes por seus amigos
Conclue-se que o contato com animais de companhia tem o potencial de promover interação e funcionamento social em crianças e adultos com ou sem problemas de saúde mental.
Confiança e confiabilidade
Gueguen e Cicotti (2008) realizaram estudos relacionados a confiabilidade de uma pessoa, notou-se que, nas quatro experiências diferentes, as pessoas ajudavam desconhecidos na rua quando estes possuíam cães, pois a presença de um cão está ligada a uma maior confiabilidade fazendo com que houvesse uma taxa mais alta de comportamento de ajuda, indicam um efeito sociopositivo dos cães na confiança e no comportamento pró-social.
Redução de depressão e promoção de um humor positivo
Souter e Miller (2007), pesquisadoras do departamento de psicologia Universidade do Norte do Arizona, observaram que as intervenções assistidas por animais têm o potencial de reduzir significativamente os sintomas depressivos, notou-se que os programas de visita a animais reduziram sentimentos de solidão de idosos em asilos.
Efeitos anti-stress
A interação com um animal de companhia amigável, em particular um cão, afeta positivamente as respostas endócrinas, conforme indicado pelas alterações nos níveis de cortisol, epinefrina e norepinefrina.
Existem também evidências limitadas sobre efeitos positivos da interação humana e animal em: melhoria do funcionamento do sistema imunológico e controle da dor; aumento da confiança em relação a outras pessoas; agressão reduzida; empatia aprimorada e melhor aprendizado. Entretanto nenhuma delas são confirmadas com um grande embasamento científico.
Post baseado no artigo: Psychosocial and Psychophysiological Effects of Human-Animal Interactions: The Possible Role of Oxytocin (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3408111)