Tártaro em cães

Publicado em: 11/06/2018 | Categoria: Dicas Pets

Muitos donos mesmo tomando os cuidados necessários com os cães, não se atentam a saúde bucal deles, ou não tomam os cuidados mais simples, como realizar escovações periódicas, isso é um grande problema, pois a saúde bucal é importante e influência na vida dos cães, uma das doenças bucais que atingem nossos pets é o tártaro, esse que se não for tratado devidamente pode ocasionar uma série de problemas.

 

O que é tártaro?

O tártaro é um conjunto de bactérias que se acumulam na gengiva do cão por conta de restos de alimento, e esse acúmulo de bactérias vai consumindo a gengiva do animal.

Pode causar meningite e outras infecções generalizadas nos cães; porque com seu avanço entra na corrente sanguínea, espalhando o alcance das bactérias, gerando outras doenças, além de ser porta de entrada para problemas que podem atingir rins, fígado e até mesmo o coração dos cães.

 

Tratamento

O tratamento do tártaro é realizado por um veterinário, pois é necessário a utilização de anestesia para que o possa realizar a limpeza. É importante ressaltar que nada pode ser feito pelo dono para tratar ou eliminar o tártaro por isso é imprescindível que seja direcionado a um especialista para que possa realizar os procedimentos necessários. Dessa forma é importante sempre optar pela prevenção.

 

Como saber se meu cão está com tártaro?

O cachorro apresenta alguns sintomas que auxiliam na identificação do tártaro, alguns deles são:

  • Mau hálito;

  • Escurecimento dentário;

  • Dor nos dentes e gengivas;

  • Gengiva mais avermelhada;

  • Diminui alimentação e evita mastigar.

Caso apresente esses sintomas é importante levá-lo a um médico veterinário para que possa diagnosticá-lo e prescrever o tratamento mais apropriado.

 

Como o tártaro é causado principalmente por conta do acúmulo de restos de alimentos na gengiva dos cães, é importante que haja a escovação periódica dos dentes do cão, o acostume desde filhote pois assim ele permitirá que realizem a limpeza em seus dentes sem ficar agressivo ou retraído, lembre-se também de nunca utilizar escovas de dente ou cremes dentais de seres humanos, utilize sempre produtos e utensílios específicos para cães.


Escova apropriada para a escovação dentária de cães
Fonte: Pexels





Deixe seu comentário