Como manter a saúde bucal do meu cachorro?

Publicado em: 17/09/2018 | Categoria: Dicas Pets

Manter cuidados bucais de seu cão em dia é um dos pontos importantes para que ele se mantenha saudável, pois um hábito higiênico bucal evita muitas doenças como por exemplo o tártaro, gengivite e a queda dos dentes.

Escolha sempre produtos próprios para a limpeza bucal dos cães, ou seja, nunca utilize produtos (escovas, cremes dentais, enxaguantes) de seres humanos, os produtos de higiene bucal canina foram desenvolvidos especialmente para eles (muitos são comestíveis, evitando assim que haja alguma reação caso o cão os engula), além de que, cremes dentais humanos possuem flúor, que é um componente tóxico para cães.

O mais recomendado é iniciar o processo de escovação desde filhote, pois assim ele ficará mais acostumado (sem ficar agressivo ou nervoso).

Comece limpando os dentes do cão com creme dental utilizando seus dedos, passando o creme com cuidado, quando o cão estiver mais acostumado comece a utilizar uma escova para uma limpeza mais eficiente, mas lembre-se de sempre ter paciência com seu pet, caso fique muito agitado sempre vá tentando aos poucos até que ele se acostume. Recomenda-se que a higiene bucal ocorra pelo menos 3x por semana.

A escovação é o processo mais importante na limpeza e saúde bucal, entretanto outros itens podem ser utilizados para auxiliar na limpeza dos dentes de uma forma divertida, como por exemplo, alguns brinquedos e alimentos (cenoura).

Caso tenha alguma dúvida em relação a saúde bucal de seu cão, consulte um médico veterinário, pois apenas a escovação não resolverá problemas como tártaro, gengivite e outras doenças, quando há a identificação dessas doenças é necessário um dentista para que possa realizar o tratamento necessário.

A escovação é importante para a manutenção da saúde bucal e para precaver doenças que podem vir a ser graves se não tratadas corretamente, por isso é necessário manter um hábito de limpeza dos dentes de nossos cães.





Deixe seu comentário