Por que meu cão teme outros animais?

Publicado em: 08/12/2014 | Categoria: Dicas Pets

 

Por que meu cão teme outros animais?

Alguns cães têm medo de outros animais. Cães respondem ao medo de maneiras diferentes. Se o seu cão está com medo de outros animais, você pode notar comportamentos comuns, tais como tremor, evasão, salivação, se escondendo atrás de pessoas ou embaixo dos móveis, podendo até urinar ou defecar. Às vezes, em vez de tentar fugir ou evitar algo assustador, um cão vai responder com a agressão defensiva, o que pode envolver comportamentos como latir, avançar, rosnar ou morder.

-Predisposição genética e socialização inadequada

Expor um filhote a uma variedade de experiências agradáveis como novas pessoas, lugares, objetos e outros animais vai ajudá-lo a amadurecer e se tornar um cão adulto seguro. No entanto, alguns cães já nascem com personalidades mais tímidas. Devido à sua composição genética, estes cães podem ser mais propensos a sofrer de ansiedade em torno de outros animais, mesmo que eles tenham tido uma exposição adequada a eles quando filhotes.

-Inadequada exposição continuada a outros animais

Às vezes, mesmo que um cão tenha tido uma exposição adequada a outros animais enquanto filhotes, ele vai apresentar reações de medo, caso ele não tenha visto qualquer outro animal por um período significativo de tempo (geralmente mais de seis meses).

-Evento traumático com a presença de outros animais

Se um cão que estava anteriormente sem medo de outros animais experimentar um evento traumático ou doloroso na presença de um animal, ele pode associar esse animal ou outros animais com o evento desagradável. Por exemplo, se seu cão é atacado, ameaçado ou assustado na presença do seu gato, ele pode ficar com medo e ansioso quando estiver perto de um gato no futuro, mesmo que o seu gato não tenha nada a ver com o evento traumático.

É realmente o medo?

Posturas corporais submissas podem parecer muito com o comportamento temeroso. Por exemplo, se seu cão rola, abaixa a cauda e emite gemidos enquanto interage com outros animais, mas não faz nenhuma tentativa de evitá-los, ele pode estar exibindo linguagem corporal submissa normal.





Deixe seu comentário