Por que os gatos ronronam?

Publicado em: 19/11/2018 | Categoria: Dicas Pets

Um dos sons característicos dos gatos, assim como o miado é seu ronronar, um som muito conhecido pelos donos dos felinos em momentos de tranquilidade e carinho, mas existe uma razão que explica o porquê dos gatos ronronarem.

Esse é um assunto que já vem sendo discutido a algum tempo, já acreditou-se que o ronrom estava ligado ao fluxo de sangue para a veia cava inferior, uma veia que carrega sangue desoxigenado para o lado direito do coração.

Entretanto outros estudos mostram que esse barulho advém dos músculos na laringe do gato, quando eles se movem, dilatam e contraem a glote (espaço entre as pregas vocais) por seguinte o ar vibra toda vez que o gato respira, ocasionando assim um ronronado, um dos maiores indícios é a existência de um oscilador neural que fica no cérebro felino, que aparentemente não possui uma outra função além dessa.

Apesar da crença de que gatos só ronronam quando estão felizes, isso não é verdade, de acordo com Gary Weitzman, veterinário e CEO da Sociedade Humana de São Diego (EUA).

"Enquanto o ronronar geralmente representa satisfação para os gatos, também pode expressar um estado nervoso, medo e estresse. Felizmente, na maioria das vezes é um indicador de satisfação (...) é provável que o ronronar tenha propriedades de comunicação, apaziguamento e até de cura".

Ou seja, enquanto ronronar muitas vezes é ouvido quando o gato parece satisfeito, os que estão familiarizados com a manipulação de gatos com dor ou perto da morte sabem que eles também ronronam quando estão sob pressão, desconfortáveis, a razão pela qual ainda é desconhecida.

Apesar de a ciência afirmar veementemente que esse é o processo de produz esse som, não há uma resposta definitiva.Passear com cães é uma forma divertida para passar um tempo a mais com nossos amigos, entretanto muitas vezes esse passeio acaba se tornando dificultoso, algumas dicas podem ajudar a levar seu cão para passear com mais tranquilidade.





Deixe seu comentário