Por que gatos se lambem?

Publicado em: 03/09/2018 | Categoria: Dicas Pets

Gatos são conhecidos principalmente pelo seu hábito de lamber-se sempre. Passar grande parte de seu dia se lambendo, tem muito a ver com hábitos de limpeza, já que sua língua áspera ajuda a limpar dos pelos e organizá-los. 

 

Lambedura em excesso

Entretanto, caso note que seu gato está se limpando em excesso, ou seja, com lambidas excessivas, mordidas, mastigação ou sucção no pelo ou na pele, que geram infecções ou lesões de qualquer tipo, pode ser que seu gatinho esteja passando por momentos de estresse ou tédio.

Isso normalmente pode ser causado por: 

  • Medo;

  • Ausência de estímulo;

  • Isolamento (fica muito tempo sozinho);

  • Mudanças bruscas (como mudança de casa);

  • Desmame precoce.

Entretanto muitas vezes a limpeza em excesso pode ser um sintoma secundário de uma irritação de pele (pulgas, carrapatos etc). Por isso há sempre a necessidade de se consultar um veterinário para que possa diagnosticar o comportamento fora do comum e prescrever o tratamento mais apropriado.

 

Importância dos banhos

Ainda que gatos possuam o hábito de se limpar, ainda há importância de banhos regulares com produtos próprios, pois em alguns momentos a língua não é o suficiente caso seu gato esteja sujo. A frequência dos banhos varia com o tipo de pelagem, mas, de qualquer forma, nunca é mais que 1x por semana.

Caso leve seu pet a algum banho e tosa, certifique-se da qualidade dos produtos utilizados durante o banho. 

 

Problemas como bolas de pelos

Existem algumas formas de amenizar o problema com bolas de pelos como por exemplo, escovando os pelos do seu gato, pois isso ajuda nas trocas de pelos, na remoção dos pelos soltos, dos nós e evita o acúmulo de sujeira. 

Também é importante realizar tosas higiênicas regulares, dessa forma há a manutenção de um hábito higiênico e ameniza os problemas com bolas de pelos.





Deixe seu comentário