Conheça quais plantas são tóxicas para os gatos

Publicado em: 30/07/2018 | Categoria: Dicas Pets

Algumas delas são:

 Oleandro

Ocasiona problemas gastrointestinais, dependendo da quantidade que for ingerida também pode causar dificuldade respiratória e arritmias.

 

Jacinto 

A flor em si é tóxica, entretanto dá-se maior destaque ao bulbo pois causa irritação intestinal, diarreia e vômitos.

 

Eucalipto

Mesmo sendo uma planta comum e fácil de se encontrar, se ingerida pelos gatos pode ocasionar transtornos gastrointestinais, diarreia e vômitos. 

 

Azaleia  

Sua ingestão pode ocasionar problemas no sistema digestivo, desencadeando diarreia, vômitos e salivação excessiva, podendo desenvolver também falta de coordenação 

 

Hera

Todas suas partes são venenosas, incluindo seus frutos. Sua ingestão ocasiona diarreia, vômitos, aceleramento do ritmo cardíaco e espasmos. O contato com a pele também pode ocasionar irritações e vermelhidão. 

 

Lírio

 

Caso haja a ingestão dessa planta, causa transtornos digestivos: diarreia, vômitos e dor abdominal, em casos mais graves pode ocasionar o aumento da pressão arterial. 

 

Dieffenbachia

Todas as partes da planta são tóxicas para gatos, sendo ela ingerida ou apenas em contato direto com a pele. Se ingerida pode ocasionar: inflamações na garganta, dor, inchaço, salivação excessiva, vômitos e em casos graves provoca asfixia. Caso entre em contato direto com a pele pode ocasionar: irritação, inflamação da zona, vermelhidão ou bolhas. 

 

Bico-de-papagaio

Sua ingestão ocasiona diarreia, vômitos e dor abdominal. Caso haja o contato da seiva da planta com a pele, pode gerar coceira e irritação dérmica.

 

Narciso

O narciso se ingerido causa: diarreia, vômitos, dores, infamação. Caso haja o contato direto com a pele pode gerar irritações.

 

Além das plantas citadas acima, outras inúmeras podem fazer mal aos nossos felinos, como por exemplo: hortênsia, nenúfar, margarida, urtiga, prímula, jiboia, visco e tulipa; por isso, sempre que for adquirir uma nova planta pesquise com antecedência se ela não é tóxica para seus animais de estimação.

Caso note sinais de intoxicação em seu gatinho proceda da forma correta para que não haja maiores complicações (leia sobre primeiros socorros em casos de intoxicação).





Deixe seu comentário