Conheça quais plantas são tóxicas para os cães

Publicado em: 11/05/2018 | Categoria: Dicas Pets

Algumas delas são:

 Antúrio 

A planta possui em todas as suas partes oxalato de cálcio, que oferece risco a saúde dos animais, alguns sintomas que podem surgir com a sua ingestão são: vomito, asfixia, inchaço na garganta, diarreia.

 

Comigo-ninguém-pode  

Essa planta é muito conhecida, pois pode ser vista em quase todo lugar, entretanto é uma planta tóxica para os animais, pois possui oxalato de cálcio, que irrita as mucosas de animais e também dos humanos. A intoxicação pode ocorrer por ingestão, causando asfixia e dores intensas, ou por contato com a pele.

 

Copo de leite 

Apesar de ser uma flor e parecer inofensiva, essa planta possui oxalato de cálcio e saponinas (como o antúrio) e causa: irritação nas mucosas, dores e edema de glote.

 

Coroa de cristo

Essa planta possui uma substância tóxica: látex irritante, que se entrar em contato seja na pele, por ou ingestão, causa reações inflamatórias como inchaço, dor e vermelhidão.

 

Espada de São Jorge

Essa uma planta muito comum nas casas, entretanto algo que não se sabe é que elas são venenosas tanto para animais quanto para as pessoas, produz: glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais, caso ingerida causa dificuldades de movimentação e respiração, além da salivação intensa.

 

Jasmim manga

 

É uma das plantas tóxicas para cães e para os seres humanos, sua toxina está nas flores e na seiva, o contato com a pele ou ingestão causa queimaduras e alucinações.

 

Lírio

 

Além de causar sérios problemas aos cães quando ingeridas como: irritação oral, dificuldade para engolir e respirar, alterações nas funções renais e neurológicas; também é venenosa se tocada apresentando: coceira na pele ou mucosas, irritação ocular.

 

Mamona

A mamona possui uma substância chamada ricina, presente em suas folhas e sementes. Se ingerida pode causar: vômito, excesso de salivação, diarreia, cólicas, desidratação, sangramento e elevação da temperatura corporal.

 

Violeta

Apesar de ser uma flor muito bonita para ser cultivada ela produz violinha, ácido tânico e salicílico, substâncias tóxicas que se ingeridas fazem mal para os cachorros, causando: gastrites, diarreia e vômito.

Além dessas citadas existem outras plantas tóxicas aos cães como: Samambaia, Hibisco, Bruxinho, Jiboia, Arruda, Alamanda, Arnica, Avelós, Beladona, Bico-de-papagaio, Costela-de-Adão, Espirradeira e outras.

De qualquer forma não é recomendável que possuam esses tipos de plantas pois há a possibilidade da ocorrência de acidentes. E caso for adquirir alguma, pesquise antecipadamente se a mesma não é toxica para seu cão, evitando assim acidentes.

Mesmo tomando os devidos cuidados, se notar sinais de intoxicação em seu cãozinho proceda da forma correta para que não haja maiores complicações (leia sobre primeiros socorros em casos de intoxicação).





Deixe seu comentário