Perigos do chocolate para os cães

Publicado em: 15/04/2019 | Categoria: Dicas Pets

Muitos donos gostam de compartilhar seus alimentos com os cães, entretanto existem muitos alimentos que são comuns para nós e tóxicos para os cães, um exemplo bem conhecido é o chocolate.

O chocolate contém substâncias chamadas metilxantinas, que são encontradas nas sementes de cacau, quando ingeridas pelos cães, as metilxantinas podem causar vômitos, diarreia, ardor, sede excessiva e micção, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, tremores e convulsões. 

O componente tóxico que está no chocolate e afeta os cães é a teobromina (um alcaloide da família das metilxantinas) isso ocorre pois os cachorros não conseguem eliminar teobromina do organismo de forma rápida, por isso acabam intoxicados.

A quantidade desse componente varia de acordo com cada tipo de chocolate, o chocolate mais escuro é mais perigoso que o chocolate ao leite. O chocolate branco tem o menor nível de metilxantinas, enquanto o chocolate de confeitaria contém o mais alto, entretanto, mesmo o chocolate branco contendo menos dessa substância, não recomenda-se que o ofereça aos cães, pois esse tipo de chocolate possui altos níveis de gordura e açúcar, podendo causar problemas como obesidade.

A proporção do dano causado pela ingestão do chocolate vai de acordo com: o porte do cão e a quantidade de teobromina presente na quantidade de chocolate ingerida.

Caso suspeite que seu cão tenha ingerido chocolate leve-o imediatamente a um médico veterinário de confiança, pois como dito antes, a ingestão a presença de teobromina no organismo do cão pode causar problemas graves e até mesmo a morte.





Deixe seu comentário