Onda de calor! Você deve tosar seu animal de estimação?

Publicado em: 03/03/2015 | Categoria: Dicas Pets

 

Quase em todo o Brasil este último mês de verão está muito quente, e nós sabemos que como um pai/mãe de animais responsável, você quer fazer tudo o que puder para manter seus melhores amigos de quatro patas mais frescos. Quando você olha para o seu Spitz, Golden Retriever ou gato de pelos longos visualiza um casaco grosso e macio, com isso você pode se sentir tentado a proporcioná-lo uma tosa total.

Enquanto você ou eu odiaria vestir um casaco de pele em um dia que faz 35ºC, os “casacos de pele” de seus animais de estimação estão, na verdade, proporcionando-lhes alívio do calor.

"Pelo de um cão é como isolamento para a sua casa": Isolamento da casa não permite ficar muito frio no inverno, mas também o protege do calor excessivo verão.

“Casacos de pelo” têm várias camadas, e essas camadas são essenciais para o conforto do seu cão no calor. Retirando do seu cão o sistema de refrigeração natural pode levar ao desconforto e superaquecimento. A pelagem do seu cão evita queimaduras solares e ajuda a protegê-la de câncer de pele. Além disso você já deve ter percebido a troca de pelo que ocorre antes do verão e do inverno. Os pelos densos do inverno caem dando lugar a pelos mais suaves, portanto não o superaquece.

Então, o que você pode fazer? Você pode cortar os pelos longos que caem por cima das pernas. Sempre o levando a um profissional de banho e tosa para que o faça. Se você tem um gatinho de pelos compridos, deixe o casaco intacto. Em vez disso, escove-o um pouco mais frequentemente durante os meses quentes de verão.

Para proteger o seu animal de estimação de queimaduras solares e câncer de pele, faça as caminhadas mais longas a noite, e considere a aplicação de protetor solar, específico para animais, em áreas mais sensíveis como a ponta do nariz, as pontas de suas orelhas e sua barriga, ressaltando que os animais de estimação com pouco pelo e pele e pelos brancos, tem maior risco de danos causados pelo sol. Naturalmente, os pais deve se lembrar que é fundamental água fresca a vontade aos peludos! 





Deixe seu comentário