Os olhos dos gatos

Publicado em: 20/04/2018 | Categoria: Dicas Pets

Uma das grandes dúvidas surge em relação ao fato de que, pela noite podemos ver os olhos dos gatos brilharem, na verdade os olhos dos gatos não brilham a noite, o que acontece é que seus olhos possuem uma membrana localizada dentro do globo ocular, o Tapetum lucidum, esta que reflete a luz recebida, dando a impressão que os olhos estão brilhando.

Essa membrana, também está presente em outros animais, geralmente os que possuem hábitos de caça noturnos, esse mecanismo serve para refletir a luz que entra nos olhos e melhorar a visão em locais com baixa luminosidade.

Um outro fato interessante sobre os olhos dos gatos é que quase não conseguimos ver a esclera (espaço branco do olho), apenas a íris (espaço colorido). 

Mesmo não sendo visíveis, os gatos também possuem a esclera, o que acontece é que o globo ocular dos gatos é grande, e faz com que a íris ocupe a circunferência do olho, não facilitando a visualização da esclera. 

Outro condição bastante comentada é que a pupila, em locais claros, fica em formato de fenda. Isso ocorre por conta de que em dias claros a pupila se contrai na vertical para que possa proteger os olhos do excesso de luz, agora, quando os gatos estão em locais escuros, as pupilas se dilatam (em alguns casos, tomam praticamente toda a extensão da íris), isso ocorre para que ocorra maior captação de luminosidade do ambiente. Esse movimento de contração é possível pelo músculo que fica em volta da pupila. 

Uma curiosidade em relação aos olhos dos gatos, é sobre seu tamanho em relação ao tamanho de seu corpo, podemos observar isso se compararmos nossos olhos com os deles, caso tivéssemos os olhos na proporção dos gatos, nossas órbitas teriam aproximadamente 20 cm de circunferência.

Existem também uma relação entre os olhos azuis e a surdez, de acordo com a Universidade de Medicina Veterinária de Cornell “A surdez hereditária é uma grande preocupação em gatos brancos, e mais ainda, se uma ou ambas íris são de cor azul” 

Nem todos os gatos brancos com olhos azuis nascem surdos, mas a maioria deles são, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Medicina Veterinária de Cornell, 65% a 85% dos gatos completamente brancos e com dois olhos azuis são deficientes auditivos. 

Os gatos possuem a chamada ‘terceira pálpebra’ ou membrana nictitante, está localizada no canto interno de ambos olhos e serve para protegê-los e mantê-los lubrificados. Essa pálpebra não costuma ser visível, na maioria das vezes conseguimos vê-la quando o gato está doente, por isso caso a note, leve seu gato a um médico veterinário.

Uma outra curiosidade sobre os olhos dos gatos é que a coloração dos pelos está relacionada com a cor dos olhos. 

Apesar das inúmeras capacidades que os olhos dos gatos possuem, ainda são órgãos muito sensíveis, dessa forma, devemos ter muito cuidado com os mesmos e manter sempre uma higienização periódica. E caso note qualquer alteração fora do comum leve-o imediatamente a um veterinário.





Deixe seu comentário