Miados, ruídos, chiados e rosnados. O que exatamente o seu gato está tentando lhe dizer?

Publicado em: 23/01/2015 | Categoria: Dicas Pets

 

Como caçadores independentes, os gatos têm pouca necessidade de um extenso repertório vocal. Vocalizações são geralmente limitadas a comunicar-se com um de seus gatinhos, parceiros sexuais e os inimigos potenciais. Há também uma série de vocalizações utilizadas pelos nossos amigos peludos quando eles tentam se comunicar conosco.

Ao alterar o volume, intensidade e número de repetições das vocalizações junto com a linguagem corporal expressiva e sinalização olfativa, gatos garantem que suas mensagens serão recebidas e que suas necessidades serão atendidas

 Ronronando

O ronronar é o som mais comum emitido por gatos e ainda um dos menos entendidos. Gatinhos com apenas algumas horas de idade começam a ronronar quando eles amassam a teta e mamam sua mãe. O som ronronar é feita tanto na inspiração quanto na expiração, com uma ruptura instantânea entre as respirações. Uma pressão acumulada criada pela abertura e fechamento da glote em uma separação repentina das pregas vocais cria o ronronar. Enquanto ronronar muitas vezes é ouvido quando o gato parece satisfeito, os que estão familiarizados com a manipulação de gatos com dor ou perto da morte sabem que eles também ronronam quando estão sob pressão, desconfortáveis, a razão pela qual ainda é desconhecida.

 O Significado do Meow (miado)

A segunda vocalização mais comum é o miado. Os gatos miam para chamar a atenção, por contato, comida e brincar. Alguns especialistas sugerem que certos gatos parecem alterar seus miados para atender às finalidades diferentes, e que alguns podem diferenciar entre, digamos, o "Eu estou com fome!" miar do "Quero sair!".

O miado mais frequentemente utilizado nas vocalizações é produzido com a boca primeiro aberta e em seguida, fechando gradualmente.

 

  • Os gatos fazem quando muito excitados com a visão
  • Quando um gato é frustrado (como quando um gato dentro de casa descobre que ele não é capaz de chegar aos pássaros do lado de fora), você pode ouvi-lo tagarelar.
  • Quando um gatinho recém nascido está com frio, isolado de sua mãe ou preso, ele emite uma aflição chamada também de um gemido de raiva. Quando o gatinho amadurece, a chamada de socorro é usada quando a brincadeira é muito estúpida ou o gato encontra outra coisa para protestar.

 

Um rosnado é apenas um rosnado?

Todas as vocalizações de ameaças são produzidas com a boca mantida aberta. Estes sons espelham um intenso estado emocional do gato. Um assobio é proferido quando um gato é surpreendido por um inimigo. Um grito agudo ou grito é expresso quando o gato está com dor, medo e agressivo. Rosnar muitas vezes é ouvido quando dois gatos estão no meio de uma briga por território ou atenção feminina. E um longo rosnado, em tom baixo adverte o perigo.

Conhecendo os “avisos e pedidos” do seu amigo peludo, fica muito mais fácil o convívio!!!





Deixe seu comentário