Dicas para melhorar o hálito em cães

Publicado em: 13/08/2018 | Categoria: Dicas Pets

O mau hálito canino pode ter inúmeras causas, desde as mais comuns e não tão preocupantes, às mais sérias que exigem maior atenção. Para saber a melhor forma de agir para aliviar mau hálito é necessário observar outros sintomas que aparecem junto a ele.

É importante observar se há a presença de outros sintomas como:

  • Sangramento;

  • Dificuldade para engolir ou comer;

  • Escurecimento dentário;

  • Gengiva mais avermelhada.

Caso note algum desses sintomas (ou outros) deve levar seu animal imediatamente a um médico veterinário, pois apenas um profissional saberá avaliar as causas e o tratamento necessário.

Caso o veterinário afirme que seu cão não possui nenhum problema bucal que exija tratamento específico, algumas atitudes no dia a dia podem ajudar a melhorar o hálito dos cães, algumas delas são:

  

Ração

O acúmulo de placa bacteriana é uma das causas do mau hálito, por vezes trocar ração pode auxiliar no processo de redução da placa, visto que, a ração seca não adere aos dentes tanto quando a ração úmida.

Também é importante trocar com frequência a água de seu cão, para que tenha sempre água limpa e potável, já que ela também auxilia na remoção de restos de alimentos.

 

Cenoura

Uma dica interessante para ajudar na limpeza dos dentes e consequentemente do mau hálito, é oferecer cenoura a seu cão, por conta de sua textura a cenoura auxilia na limpeza dentária e também estimula a liberação de saliva (leia mais sobre os benefícios da cenoura na alimentação dos cães)

 

Hortelã

Colocar um pouco de hortelã no pote de água ou borrifar a água misturada com a planta, também pode ajudar a melhorar e refrescar o hálito dele.

 

Escovação

É importante lembrar que nenhuma dica substitui a escovação periódica, pois apesar de ser importante, muitos donos não escovam os dentes de seus cachorros, ou não com a frequência necessária. 

A escovação é uma ação muito importante pois evita o acúmulo de restos de alimentos nos dentes e gengiva do cão, e além do mau hálito esse acúmulo pode ocasionar outros problemas mais sérios como: gengivite, tártaro e doença periodontal.

Acostume seu cão desde filhote a ter um hábito de escovação, pois assim ele permitirá que realizem a limpeza sem ficar agressivo ou retraído. É importante utilizar produtos e utensílios específicos para a higienização bucal dos cães, nunca produtos humanos, pois componentes no creme dental humano contêm substâncias tóxicas para cães, por exemplo: o flúor.

Lembre-se também de consultar um médico veterinário caso queira inserir algo novo da dieta de seu cão.





Deixe seu comentário