Maneiras de deixar sua casa e seu pet limpos

Publicado em: 09/03/2018 | Categoria: Dicas Pets

Manter nossos pets sempre saudáveis, limpos e felizes é uma grande missão, mas apesar de muitas vezes parecer difícil, algumas dicas podem ajudar nesse processo:

 

Higiene do pet

Um dos primeiro passos para conservar a higiene do seu pet é manter uma frequência de banhos, (no máximo uma vez por semana) lembrando também de jamais usar produtos de limpeza doméstica ou shampoos de seres humanos, optar sempre por produtos específicos e hipoalergênicos para seu pet.

Após a lavagem, aproveite para desembaraçar os pelos, para que não haja a formação de nós.

Seque bem o pelo de seu animal, se necessário utilize um secador, numa temperatura não tão alta, tomando cuidado para não aproximar tanto dos olhos do bichinho.

Lembre-se de que, mesmo no inverno os banhos ainda são importantes.

Caso seu pet solte muito pelo, uma rotina de escovação também ajudará a diminuir o excesso de pelos espalhados pela casa, utilize uma escova própria ou se necessário uma rasqueadeira. Além de que, o hábito da escovação ajuda no momento das trocas de pelos, na remoção dos pelos soltos, evita o acúmulo de sujeira e no caso dos felinos auxilia no problema com bolas de pelo. 

Realizar tosas higiênicas também é uma boa opção, pois ajudam na manutenção de um hábito higiênico. 

Aplicar antiparasitários é primordial para a saúde e a higiene do seu pet. Por existirem diversos tipos de produtos, é recomendável que procure um especialista para melhor indicação.

 

 Higiene do ambiente

Mesmo tomando todos os cuidados com a higiene de seu pet, com banhos, secagem e tosa, a higienização do ambiente também é um aspecto primordial, que fará muita diferença também na limpeza e na saúde do seu animal.

É importante utilizar produtos específicos frequentemente para limpar o espaço em que seu pet fica, pois garante a limpeza e evita proliferação de microrganismos.

Caso seu animal solte muito pelo, tenha sempre um aspirador de pó em mãos, o utilize com frequência para retirar os pelos espalhados pela casa, também na casinha e/ou na caminha do pet retirando os pelos e parte da sujeira. 

Lave diariamente os utensílios que seu pet utiliza, principalmente potes de ração e de água, para evitar a proliferação de fungos e evitar também que se torne um criadouro para transmissores de epidemias.

Adestrar seu cão e/ou seu gato também é uma forma de manter a higiene do ambiente, assim haverá (na maioria das vezes) apenas um local onde será necessário uma limpeza intensa e mais frequente, além de reduzir a possibilidade de ocorrer acidentes com xixi em sofás, cortinas, tapetes ou camas.

Lave tapetes e caminhas a cada 15 dias, isso evitará a proliferação de fungos e possíveis desencadeamentos de alergias. Caso seu pet adquira pulgas ou carrapatos os cuidados devem ser redobrados para que haja a remoção dos parasitas. (leia sobre remoção de carrapatos)

Utilizar produtos que aromatizam o ambiente, (mesmo estes não auxiliando na limpeza do pet) também são de grande ajuda para manter o local sempre com um aroma agradável após a limpeza.

 

Estabelecer cronogramas de limpeza tanto do lar, quanto do seu pet, é uma boa alternativa para se organizar nesse processo. Uma das dicas mais importantes é sempre ter paciência no momento de ensinar seu animal os locais certos para cada situação.





Deixe seu comentário