Benefícios da interação humano-animal

Publicado em: 22/10/2018 | Categoria: Dicas Pets

Atualmente tornou-se aceito os benefícios da interação entre seres humanos e animais por conta de inúmeros efeitos positivos que foram comprovados em alguns estudos.

 Alguns dos benefícios bem documentados pela interação ser humano e animal são:

  • Melhor comportamento social;

  • Melhora na atenção social;

  • Acentua interações interpessoais e humor; 

  • Mudanças de parâmetros relacionados ao estresse; (como frequência cardíaca e pressão arterial; medo e ansiedade)

 

Atenção social positiva e comportamento social

Muitas pesquisas investigaram o efeito de um animal na estimulação de um comportamento social, também chamado de “efeito catalisador social”, ou seja quando ocorre uma facilitação nas interações interpessoais.

A interação com um animal é, por si só, uma forma de comportamento social. Muitas pesquisas avaliaram o efeito de seres humanos na presença de animais, onde notou-se que crianças com autismo interagiram com maior frequência e por períodos mais longos com um cão real, em comparação com objetos ou uma pessoa.

Outra pesquisa realizada também constatou que famílias 1 mês depois que obterem um cão, tornaram-se mais engajados em relação a atividades de lazer, e seus filhos foram visitados mais vezes por seus amigos

Conclue-se que o contato com animais de companhia tem o potencial de promover interação e funcionamento social em crianças e adultos com ou sem problemas de saúde mental.

 

Confiança e confiabilidade

Gueguen e Cicotti (2008) realizaram estudos relacionados a confiabilidade de uma pessoa, notou-se que, nas quatro experiências diferentes, as pessoas ajudavam desconhecidos na rua quando estes possuíam cães, pois a presença de um cão está ligada a uma maior confiabilidade fazendo com que houvesse uma taxa mais alta de comportamento de ajuda, indicam um efeito sociopositivo dos cães na confiança e no comportamento pró-social.

 

Redução de depressão e promoção de um humor positivo

Souter e Miller (2007), pesquisadoras do departamento de psicologia Universidade do Norte do Arizona, observaram que as intervenções assistidas por animais têm o potencial de reduzir significativamente os sintomas depressivos, notou-se que os programas de visita a animais reduziram sentimentos de solidão de idosos em asilos.

 

Efeitos anti-stress

A interação com um animal de companhia amigável, em particular um cão, afeta positivamente as respostas endócrinas, conforme indicado pelas alterações nos níveis de cortisol, epinefrina e norepinefrina.

Existem também evidências limitadas sobre efeitos positivos da interação humana e animal em: melhoria do funcionamento do sistema imunológico e controle da dor; aumento da confiança em relação a outras pessoas; agressão reduzida; empatia aprimorada e melhor aprendizado. Entretanto nenhuma delas são confirmadas com um grande embasamento científico.

 

Post baseado no artigo: Psychosocial and Psychophysiological Effects of Human-Animal Interactions: The Possible Role of Oxytocin (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3408111)





Deixe seu comentário