Faça do momento de cortar as unhas do seu gato um momento agradável.

Publicado em: 07/01/2015 | Categoria: Dicas Pets

 

Faça do momento de cortar as unhas do seu gato um momento agradável.

Será que o seu gatinho desaparece quando o cortador de unhas surge em suas mãos? Você tem que envolvê-lo em uma toalha? Sessões de corte de unhas agradáveis e calmas não são só possíveis, bem como devem ser sempre! Confira a seguir dicas para relaxar enquanto você corta, transformando sessões de corte de unhas em um agradável tempo juntos.

Definir o humor

Idealmente, você deve introduzir o corte de unha enquanto ele é um filhote. Escolha uma cadeira em uma sala silenciosa, onde você pode sentar-se confortavelmente e seu gato em seu colo. Leva-lo quando ele está relaxado e mesmo com sono, como em seu estado pós-refeição.Tome cuidado para que ele não seja capaz de espionar quaisquer aves, animais selvagens ou ação próxima a janelas e certifique-se não há outros animais de estimação ao redor, nada que possa distraí-lo. 

Faça amizade com as patas

Delicadamente, tomar uma das patas do seu gato entre os dedos e massagear não mais do três vezes. Se o seu gato puxa a pata de distância, não espremer ou apertar, basta seguir o seu gesto, mantendo-se em contato suave. Quando ele ainda é novo, dê uma almofada para que a unha se estenda para fora, em seguida, solte sua pata e imediatamente dê uma surpresa. Faça isso a cada dois dias em um dedo do pé diferente até que você tenha chegado a massagear todos eles.

Se familiarizando com o cortador de unhas

Seu gato deve estar à vontade com o som do cortador antes de tentar aparar as unhas. Sente-se com ele em seu colo, coloque um pedaço de espaguete cru bem próximo ao cortador e mantenha-os perto de seu gato. (Se ele cheirar o cortador, faça carinho) Em seguida, enquanto massageia um dos dedos do pé do seu gato, pressione suavemente seu coxim (almofadinha). Quando a unha se estende, mantenha o cortador próximo a ela e aperte-o para que ele se acostume com o barulho, mas não corte ainda. Agora, solte o dedo do pé e rapidamente dê-lhe uma surpresa. 

Nunca Corte a região rósea

A parte rosa da unha de um gato é o lugar onde os nervos e os vasos sanguíneos estão. Não corte nesta área sensível. Corte apenas a parte branca da garra. É melhor ser cauteloso e cortar menos da unha em vez de arriscar cortar nesta área. Se você acidentalmente cortar a região enervada, qualquer sangramento pode ser interrompido com um pó hemostático ou pressão com algodão por alguns minutos. 



Tempo do corte

Com o seu gato no colo de costas para você, pegue um de seus dedos em sua mão, massageie e pressione o coxim até que a unha se estenda. Verifique para ver o quanto será necessário aparar e perceber onde começa a região rósea. Agora cortar apenas a ponta afiada, solte o dedo do seu gato e rapidamente dê uma surpresa. Se o seu gato não percebeu, corte mais uma garra, mas não cortar mais de duas garras em uma sessão até que seu gato esteja confortável e tranquilo. Certifique-se de recompensá-lo com um tratamento especial depois. Não tenha pressa, se todo o procedimento for realizado devagar, ele se acostumará e em breve conseguirá cortar todas as unhas em poucos minutos. 

Frequência de corte

De 10 dias a duas semanas é uma boa frequência para o corte. Se o seu gato se recusa a deixá-lo cortar suas garras, visite seu veterinário.

O que não fazer

·         Se o seu gato resiste, não levante a voz ou puna-o.

·         Nunca tente um corte quando seu gato está agitado ou você está chateado. E não se apresse, pois você pode cortar na região enervada.

·         Não tente cortar todas garras do seu gato de uma vez.

·         Não desista, gatos podem ser muito teimosos...seja mais!





Deixe seu comentário