6 erros que donos cometem com a caixa de areia

Publicado em: 16/07/2018 | Categoria: Dicas Pets

1. Caixas de areia muito pequenas

Escolha uma caixa de areia própria para seu animal, comprar caixas muito pequenas pode fazer com que seu gato se recuse a usá-la, uma dica é que o gato passo ficar de pé e dar uma volta em torno dela, dessa forma o tamanho estará mais apropriado. Lembre-se também que mesmo possuindo um filhote ele crescerá, ou seja, se não quiser comprar uma nova caixa de areia compre uma que ele caiba quando estiver crescido. Caso possua um gato idoso se atente a altura da caixa de areia, pois ele pode ter dificuldade para saltar.

  

2. Posição desfavorável

Se atente ao local onde você coloca a caixa de areia, lembre de colocá-la num local de fácil acesso para o gato, mas que possua um pouco mais de privacidade, e lembre-se também de não colocar a caixa próxima aos potes de água e ração.

 

3. Tipo de caixa de areia

Mesmo aparentando ser mais conveniente a utilização de caixas de areia com tampa, não é uma boa opção, pois possuem apenas uma saída, é escuro, além de que por estar sempre fechada deixa um cheiro forte e degradável, fazendo com que o gato não queria mais utilizá-la.

 

4. Quantidade de caixas x quantidade de gatos

Um fato muito importante e que muitos donos não levam em conta é a relação entre quantidade de gatos e quantidade de caixas de areia, caso possua mais de um gato tenha sempre pelo menos uma caixa de areia para cada um deles, pois além de não ser higiênico, gatos não gostam de dividir caixas de areia.

 

5. Tipo e quantidade de areia

Lembre-se de utilizar uma boa quantidade de areia, coloque uma quantidade ideal para que possam se sentir confortáveis e enterrar seus dejetos. Com relação ao tipo de areia, não há uma que todos os gatos se adaptam, procure fazer testes para notar a que ele reagiu melhor, algumas dicas que podem ajudar no processo de escolha da areia é não utilizar areia perfumada, ou que levantem muita poeira.

 

6. Hábitos irregulares de limpeza

A limpeza é algo essencial, mantenha as caixas de areia sempre limpas, trocando areia diariamente e realizando a limpeza completa semanalmente, recolha os dejetos com uma pá e não deixe que a areia fique úmida. A limpeza das caixas interferem no aspecto higiênico (pois não permite cheiro forte no ambiente) e no quesito saúde, pois evita a proliferação de bactérias e insetos, e permite que percebamos se há algo de errado com o nosso gato também pelas fezes.

Manter um hábito de limpeza com caixas de areia auxilia na manutenção da higiene, da saúde e do bem-estar de nossos felinos.





Deixe seu comentário