Dicas para cuidar do seu pet no Verão!

Publicado em: 12/09/2014 | Categoria: Dicas Pets

Não podemos dizer que tivemos inverno este ano, certo? No entanto o verão se aproxima e com ele o calor intenso. Precisamos ter alguns cuidados com os pets nessa estação para garantirmos seu bem estar e manutenção da saúde. 

            A primeira preocupação é com a água oferecida, durante todo o ano a água deve ser trocada diariamente, e no verão essa troca deve ser maior. Certifique-se que não haja incidência de sol no bebedouro em nenhum momento do dia e troque a água ao menos 2 vezes por dia. Verifique constantemente se há água no pote, porque nessa época do ano a ingestão aumenta bastante. Nos horários de maior calor, é válido colocar uma pedrinha de gelo...além de virar uma diversão, pois a maioria dos cães adoram brincar com pedras de gelo.         

            A alimentação também merece atenção. Em primeiro lugar verifique se o armazenamento da ração está correto. Esta deve estar armazenada em embalagem fechada, ao abrigo do sol e umidade. Indica-se tirar a ração do saco e armazená-la em latas fechadas, isso faz com que não perca a palatabilidade e odor característico. Em dias de muito calor, o apetite dos animais diminui, portanto dê preferência em alimentá-los nos horários mais frescos, logo pela manhã e a noite.  Não deixe ração à vontade, provavelmente ele não irá comer e isso atrairá insetos que podem contaminá-la, acarretando possíveis intoxicações alimentares.

            Os pelos também precisam de atenção especial. Animais de pelos longos sofrem mais com o calor intenso, se possível, tose-o para que não sinta tanto o estresse térmico. Se a tosa estiver totalmente fora de cogitação, realize ao menos a tosa higiênica. Os banhos devem ser dados em estabelecimentos especializados, pois o processo de secagem deve ser completo, pois se os subpelos ficarem úmidos pode predispor a dermatites.

            Os passeios são super saudáveis aos animais, isso é indiscutível, é nesse momento que eles entram em contato com diferentes cheirinhos, podem desenvolver seu instinto curioso e também suas necessidades fisiológicas, mas não se esqueça que eles não usam sapatos. Passear nos momentos de sol intenso pode acarretar queimaduras horrorosas nos pés e mãos do nosso amigo. Passeie a noite ou leve-o de carro até parques e praças gramadas, assim o passeio será muito mais prazeroso. Se o passeio for longo, leve garrafa de água para você e para ele.

            Alguns cães adoram banho de piscina, e não está proibido, mas é importante que o seque muito bem após o mergulho, e inspecione diariamente se não há queda excessiva de pelos e se a pele está íntegra, pelos mesmos motivos já citados acima. Cães de pelo curto ou tosado secam rapidamente, portanto a chance de desenvolverem alguma dermatite é menor. Caso observe alguma alteração, procure seu veterinário de confiança.

 

            Seguindo essas dicas básicas é só aproveitar o verão...com sombra e água fresca!!

 

 





Deixe seu comentário