6 dicas para seu gato possuir pelos saudáveis

Publicado em: 16/02/2018 | Categoria: Dicas Pets

Apesar dos gatos terem o hábito de lambedura, que faz com que os pelos fiquem limpos e organizados, apenas isso não deixará seu felino com eles bonitos e saudáveis. Por isso existem alguns cuidados necessários para que haja uma manutenção da saúde e da beleza dos pelos.

É importante lembrar que, não são apenas produtos aplicados diretamente no pelo que os tornam saudáveis, por isso é necessário manter a hidratação, que ocorre por via interna, através de nutrientes e líquidos, e a externa, através de produtos aplicados na pele e pelo.

Algumas dicas para cuidar da saúde dos pelos de seu gato são:

 

1. Alimentação 

Quando gatos, e animais em geral, não se alimentam de forma correta, há dificuldades em obter nutrientes para manter seu pelo bonito e saudável, por isso é importante preservar uma dieta com rações de qualidade ricas em nutrientes. Existem diversos tipos de rações, mas o indicado é utilizar aquela que mais se adequa as necessidades de seu felino, de acordo com sua idade, porte ou indicação veterinária.

 

2. Escovação

Escovar os pelos do seu gato é importante, pois isso ajudará no momento das trocas de pelos, na remoção dos pelos soltos, dos nós, evita o acúmulo de sujeira e auxilia também no problema com bolas de pelo. 

A rotina da escovação varia de acordo com o comprimento dos pelos, por isso sugere-se que gatos com pelos mais compridos sejam escovados várias vezes por semana (2 – 3x) enquanto gatos de pelagem mais curta, 1 – 2 vezes por semana.

É importante lembrar que a intensidade da queda varia também de acordo com o clima.

 

3. Higiene

Gatos também necessitam de banhos para auxiliar tanto na saúde quanto na beleza de seus pelos, a frequência de banhos varia com o tipo de pelagem, por isso consulte seu médico veterinário. Mas de qualquer forma nunca é mais que 1x por semana.

É muito importante a utilização de produtos hipoalergênicos para evitar alergias ou irritações. Jamais utilize para dar banho em seu felino, produtos de limpeza doméstica, shampoos de seres humanos, ou de outras espécies de animais.

O correto é a utilização de shampoos e condicionadores para gatos, pois alguns produtos além de promoverem a limpeza, contribuem para a saúde da pele e do pelo. É importante lembrar que, não se deve utilizar produtos que não possuem enxágue, pois os gatos têm o hábito de se lamber, podendo assim ocorrer a ingestão acidental desses produtos.

Uma boa secagem depois do banho também é importante para não ocorrer proliferação de fungos e outros problemas dermatológicos.

Caso leve seu pet a algum banho e tosa, certifique-se da qualidade dos produtos utilizados durante o banho. 

 

4. Tosa

É importante realizar tosas higiênicas regulares, dessa forma há a manutenção de um hábito higiênico, ameniza os problemas com bolas de pelos e há a remoção dos pelos excessivos. Entretanto não deve-se exagerar na tosa, pois os pelos têm funções indispensáveis na vida do seu felino, como por exemplo a regulagem térmica do seu corpo.

 

5. Controle de agentes parasitários

Doenças de pele como pulgas, carrapatos e outros, afetam também a saúde e a qualidade dos pelos, por isso a aplicação de vermífugos e antipulgas é extremamente necessário para manter a saúde tanto da pele, quanto dos pelos.

 

6. Veterinário

É sempre importante fazer visitas periódicas a um médico veterinário, para que, se necessário, haja a prescrição de produtos adequados para manter a saúde e o bem-estar de nossos felinos.

 





Deixe seu comentário