9 de setembro: dia do médico veterinário

Publicado em: 09/09/2018 | Categoria: Dicas Pets

Dia 9 de setembro é o dia do médico veterinário, um profissional muito conhecido principalmente por donos de animais domésticos, mas a atuação de um veterinário vai muito além de clínicas para animais domésticos.

 

Profissão no Brasil

Esse dia foi escolhido como reconhecimento ao veterinário, pois no dia 9 de setembro de 1933 o então presidente Getúlio Vargas promulgou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão através do Decreto nº 23.133.

 

Profissão histórica

Apesar de no Brasil a atuação só ser normatizada em 1933, a prática veterinária iniciou-se a muitos anos atrás, segundo registros, remonta a 4000 a.C., no O Código de Hammurabi (um conjunto de leis escritas, reconhecido como um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto, vindo da Mesopotâmia, desenvolvido durante o reinado de Hammurabi), já continha diretrizes sobre atribuições e remuneração dos médicos de animais.

O marco do estabelecimento da Medicina Veterinária moderna e organizada, segundo critérios científicos é atribuído ao francês Claude Bougerlat, na França, com a criação da Escola de Medicina Veterinária de Lyon (1761).

 

Área de atuação

Mesmo veterinários sendo costumeiramente conhecidos como profissionais que atuam em clínicas veterinárias encarregados dos cuidados de animais domésticos, a profissão vai muito além disso, algumas áreas de atuação de um médico veterinário são:

  • Clínicas e cirurgia de animais (domésticos ou silvestres);

  • Produção de alimentos, medicamentos, produtos de higiene e embelezamento animal;

  • Manejo e conservação de espécies (cativeiros e reservas naturais);

  • Fiscalização sanitária animal (industria pecuária, laticínia, avicultura etc);

  • Estudo e controle de doenças (zoonoses) 

O médico veterinário é um profissional importante para a preservação do bem-estar animal e auxilia também no bem-estar humano. Por isso deixamos nosso muito obrigado a todos os médicos veterinários que contribuem sempre para manutenção da saúde dos nossos pets e de tantos outros animais.





Deixe seu comentário