Os bigodes dos gatos

Publicado em: 23/03/2018 | Categoria: Dicas Pets

 O que são os bigodes?

Os bigodes dos gatos são uma parte fascinante de seu corpo, apesar de muitas vezes não serem atribuídos por nós a devida importância na vida de nossos felinos.

Os bigodes felinos não são pelos comuns (como os outros que estão espalhados por todo corpo) e também não são como nossos cabelos. Apesar de parecerem apenas pelos mais compridos, os 'bigodes' (chamados de vibrissas) são sim, prolongamentos de pelos, alongados e mais profundos que os pelos comuns, entretanto são mais bem complexos, pois auxiliam na locomoção e no equilíbrio do gato.

Os gatos costumam possuir 12 pelos (de cada lado) entre a boca e o nariz, mas também podem ser encontrados em outras partes do corpo (como os bigodes mais curtos acima de cada um dos olhos, ou detrás das patas).

 

Como funcionam os bigodes?

Os felinos possuem na ponta de seus incríveis bigodes uma função proprioceptora, esta que envia informações ao cérebro e também ao sistema nervoso. 

Essa função sensorial está relacionado com a posição do corpo e membros, sabendo onde cada parte do corpo está, fazendo com que decisões possam ser tomadas em relação ao seu próximo movimento. 

O proprioceptor faz com que os bigodes do gato sejam muito sensíveis até mesmo a menor mudança no ambiente. Seus bigodes ajudam a: perceber se podem caber em um determinado espaço, a medir distâncias, ou determinando de são capazes de saltar rapidamente sem se machucarem, eles podem também demostrar emoções dependendo da posição de seus bigodes, por exemplo: quando um gato está descansando ou contente, seus bigodes serão principalmente relaxados, já se gato está na defensiva ou chateado pode puxar os bigodes para trás. 

 

Qual a importância dos bigodes para a vida do gato?

Não deve-se cortar propositalmente os bigodes dos gatos, pois isso lhe causará stress, sem seus bigodes o felino perde parte do senso de equilíbrio, não podendo realizar seus feitos acrobáticos, que muitas vezes os protegem de situações perigosas.

Os bigodes podem cair de maneira natural, com isso não deve haver preocupação, pois os bigodes crescem novamente.

 

Curiosidades sobre os bigodes

  • Os gatos da raça Sphinx frequentemente não possuem bigodes;

(Fonte: Imagem da internet)

 

  • Os gatos da raça Cornish Rex tem bigodes em caracol;

     

    (Fonte: Imagem da internet)

     

  • Missi (da Finlândia) é a possuidora dos maiores bigodes do mundo, medem 19 centímetros;

    (Fonte: Imagem da internet)

     

  • Os bigodes dos gatos já nascem funcionais, ao contrário dos olhos e ouvidos que vão se aperfeiçoando.





Deixe seu comentário