Alopecia Pós Tosa

Publicado em: 22/09/2014 | Categoria: Dicas Pets

 

Você já ouviu alguém dizer que tosou um cão e os pelos não cresceram mais? Isso acontece e se chama Alopecia Pós Tosa. Vamos entender como esse mistério acontece?


Os pelos passam por fases de crescimentos e a duração dessas fases faz com que existam cães de pelos longos, médios e curtos. 
São três fases de crescimento do pelo: a anágena, catágena e telógena. A fase anágena é o período de crescimento em comprimento do pelo, a fase catágena é o período que o pelo não cresce, ou seja, fica estacionado naquele tamanho e a fase telógena é quando o pelo se desprende e cai.


Nas raças dos cães, o período entre uma fase e outra são diferentes, ou seja, um animal de pelo longo (York Shire, Lhasa Apso) tem uma longa fase anágena enquanto um animal de pelo curto (Doberman, Bull Dogue) tem essa mesma fase muito curta e uma longa fase catágena.


Cães de pelos médios, como chow chow, pastor alemão e labrador tem a fase catágena intermediária, no entanto muitos proprietários, em época de calor intenso, fazem a tosa total e posteriormente se assustam com o fato do pelo não crescer na velocidade esperada. Alguns animais levam 6 meses para que o pelo volte a crescer, isso se dá pelo tempo de duração da fase catágena.

Se isso acontecer com o seu pet, não se desespere, nem culpe sua tosadora, pode demorar bastante, mas os pelos voltarão a crescer!

 





Deixe seu comentário